O que avaliar antes de comprar um carro zero?

Por Redação IQ 360

O mercado de venda de carros novos no país está em recuperação. As vendas de veículos zero km subiram 9,23% em 2017 e voltaram a crescer 14,5% no primeiro semestre desse ano, segundo dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Este ano, o mercado nacional absorveu o equivalente a 1.127.217 automóveis leves, entre janeiro e junho. A liderança de vendas ficou com o Chevrolet Onix, com 89mil unidades, seguido pelo Hyundai HB20, com 50 mil unidades, e pelo Ford Ka, com 48mil.
Existem diversas vantagens em adquirir um carro novo, mas a principal delas é a certeza de gastar menos com manutenção, já que ele tem garantia de fábrica e as chances de ter problemas no primeiro ano de uso são quase inexistentes. Acompanhe a seguir quais critérios você deve levar em consideração ao escolher seu carro zero.

Preço

Busque um veículo que se encaixe em seu orçamento, mas não use o preço como principal critério de escolha. Defina um teto de gastos e veja quais modelos que você havia cogitado ficam fora dele, sem se esquecer de também avaliar os gastos do veículo além do valor de compra: valores de revisão, seguro, IPVA, valores de substituição de pelas e mão de obra. Outro ponto importante é o potencial de desvalorização do modelo e da marca, que deve ser avaliado levando em consideração uma possível revenda.

Características

Você já sabe quais são suas necessidades e expectativas em relação ao veículo? Olhe além das aparências e confira se o carro vai atender suas demandas rotineiras. Evite carros grandes se sua garagem é pequena ou vai usar pouco, se pega estrada com frequência avalie o nível de ruído e de conforto, para trilhas prefira modelos com tração 4×4, pessoas muito altas ou muito acima do peso podem precisar de mais espaço interno, e quem é mais baixo que a média vai necessitar de regulagem de altura de banco e profundidade de volante. Não se limite a pesquisas online, visite a concessionária, confira pessoalmente se o interior do veículo atende suas expectativas e faça um teste drive.

Consumo de combustível

Saiba quanto o veículo consome por quilômetro rodado, e também leve em consideração qual tipo de combustível ele usa. Os carros flex são mais versáteis nesse aspecto, por exemplo.

Espaço interno

Quem vai usar o veículo? O carro será usado pela família ou só por você? Será destinado a lazer ou trabalho? Se na maioria das vezes ele será usado por menos de três pessoas, um compacto será suficiente, mas se esse número ficar entre quatro e cinco talvez seja melhor buscar um modelo maior. Considere também o espaço do porta-malas, principalmente se costuma viajar com a família, em que terá que levar mais malas e possivelmente brinquedos e carrinho de bebê.

Segurança

Dê preferência para modelos de carros com projetos mais novos, pois a regra diz que geralmente são mais econômicos e seguros. Verifique se possuem controle de estabilidade e air-bags laterais, além dos itens obrigatórios por lei, e por fim, pesquise, também, possíveis reclamações a respeito de defeitos ou componentes do veículo, além do serviço de pós-venda da marca.