Criamos um buscador para você consultar a placa do seu veículo

Por Diana Ribeiro

Nissan_Kicks_2017

As placas dos carros têm uma função importante de identificar cada veículo e, consequentemente, ajudar a organizar e a controlar o sistema de trânsito nacional. Assim como cada cidadão precisa retirar o seu RG no Brasil, os carros também precisam ser registrados oficialmente no Detran da cidade onde o proprietário reside ou que escolhe fazer o emplacamento.

Apenas com a placa é possível identificar o proprietário do veículo, dados técnicos e até informações de sinistros, como roubos e furtos. Se um veículo bate no seu carro no trânsito e foge, com as informações da placa é possível encontrar o responsável pelo acidente, por exemplo.

Além disso, se você pretende comprar um carro seminovo ou usado, é importante consultar seu histórico para verificar se não há dívidas ou irregularidades no veículo. Com as informações da placa é possível saber se o carro está com a documentação em dia, se é ou já foi roubado, se já passou por leilão, se teve a quilometragem alterada, etc.

Essas informações são preciosas para que o interessado em adquirir um carro faça uma compra consciente e adequada. Portanto, sempre consulte a placa do veículo antes de tomar qualquer decisão.

Quando consultar a placa de um veículo?

A situação mais comum em que se consulta a placa de um veículo é antes de comprar um carro usado ou seminovo. A prática é frequente, pois deixa o interessado em adquirir o veículo mais tranquilo em relação à procedência. Com a consulta de placa, é possível verificar o histórico, encontrando irregularidades.

Também é habitual a consulta de placas em casos de incidente no trânsito em que o outro condutor foge do local. Se você se sentir lesado, pode descobrir as informações do veículo pela consulta da placa para tomar as medidas cabíveis.

Outra situação não tão comum, mas que a consulta de placa pode ajudar, é quando você notar que um carro foi deixado por muito tempo estacionado na rua sem que ninguém volte para buscá-lo. Se isso ocorrer, consulte a placa e verifique se há histórico de furto ou roubo. Se for necessário, acione as autoridades da sua cidade.

Como consultar a placa do veículo?

A ferramenta gratuita Consulta Placa do IQ faz um raio-x do veículo. Basta preencher os campos indicados com a placa do carro, seu nome e e-mail.

Em seguida, aparecerá as informações técnicas do carro, como chassi, tipo de veículo, potência do motor, marca, modelo, cor, ano de fabricação, combustível e outros dados. Além disso, a consulta também mostra os indícios de sinistro do veículo, que consiste em saber se o carro já foi roubado, furtado ou se sofreu algum outro tipo de acidente.

IQ Veículos

Raio-X do seu Veículo

Consulte grátis informações sobre indícios de sinistro, desvalorização média entre outros

Consultar agora