5 dicas para evitar furar o pneu do seu carro

Por Redação IQ 360

Pneu furado é uma preocupação constante para você? Confira algumas dicas de como evitar essa situação com o seu carro:

Calibragem dos pneus

Mantenha seus pneus sempre calibrados. Os pneus murchos e com menos quantidade de ar do que deveria possuem menos pressão e resistência, ficando mais suscetíveis a furos. Fique de olho, e sempre que possível use os calibradores gratuitos disponibilizados em postos de gasolina.
Esteja atento para encher o pneu apenas com a quantidade de ar suficiente indicada pelo fabricante. Consulte recomendações no manual do veículo para evitar excesso ou falta de pressão.

Sulcos dos pneus

Observe a profundidade dos frisos do pneu, que não devem ser menores ou iguais a 1,6 mm, o que vai indicar que ele está desgastado, aumentando as chances de acidentes. Além disso, essa também é uma indicação de que o pneu está mais fino com maior propensão a furos de qualquer objeto pontiagudo ou cortante que possa passar pelas ruas. Por isso, é importante verificar periodicamente o estado dos pneus, já que quanto mais desgastados, menos segurança oferecem ao motorista e passageiros dos veículos.

Alinhamento do veículo

Um veículo desalinhado pode causar desgaste anormal e desigual dos pneus, aumentando a probabilidade de furos nas partes mais gastas. Ao dirigir, fique sempre atento ao alinhamento das rodas e procure um profissional especializado ao perceber que a direção não está completamente alinhada.

Condições adversas

Em condições climáticas adversas, é preciso ter atenção especial. Chuva forte e granizo dificultam a visibilidade, por isso dirija com cuidado para não passar com o carro sobre superfícies que possam furar o pneu.
O mesmo vale para grandes ventanias e principalmente enchentes. Os ventos fortes podem espalhar objetos cortantes pela via. Evite passar com o carro em áreas alagadas, pois além de correr o risco de ficar preso, não é possível saber o que está submerso e você pode acabar com um pneu furado no meio do alagamento.

Direção e estepe

A maneira como você dirige também vai influenciar na durabilidade dos pneus. Evite mudanças bruscas de direção e freadas inesperadas que podem consumir a borracha de maneira desnecessária. Além disso, cuidado especial ao dirigir em terrenos irregulares e acidentados. Fique atento, verifique periodicamente se não há detritos ou objetos acumulados nas frestas do pneu, que podem alterar a pressão aumentando o desgaste e inclusive, as chances de acidente.
Mesmo seguindo todas as dicas acima, ainda é possível que o seu pneu fure enquanto dirige. Caso isso aconteça, esteja preparado, tenha sempre um macaco hidráulico à disposição e não se esqueça de manter o estepe em boas condições: calibrado e pronto para o uso. Se já tiver sido usado em outra situação, garanta que ele seja trocado ou recuperado o mais rápido possível, para não ser surpreendido em situações de emergência.