O que é IPVA?

Por Redação IQ 360

ipva

A sigla IPVA significa Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores. Este tributo precisa ser pago anualmente por donos de qualquer tipo de veículo (motos, carros, caminhões, ônibus, etc). Os recursos arrecadados com essa taxa ficam 50% com o governo estadual e 50% com o município onde o veículo foi emplacado.

Como o valor do IPVA é calculado

Cada Estado define a alíquota que será paga. Em São Paulo, por exemplo, o proprietário paga 4% do valor venal do veículo. Por exemplo, se o carro custa R$ 50 mil, o IPVA será de R$ 2 mil.
Como o IPVA é estadual, há estados que não cobram o imposto dos proprietários de carros mais antigos, com mais de 10 ou 20 anos de uso.

DPVAT

Junto com o IPVA, você também deverá pagar o Seguro DPVAT – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. O DPVAT é o seguro a que todos têm direito se forem vítimas de acidentes de trânsito. As indenizações pagas pelo estado às vítimas vêm justamente desse valor pago por você. O seguro obrigatório cobre danos pessoais e indeniza famílias em casos de morte ou invalidez.

Data de pagamento

A data para pagamento do IPVA varia conforme o estado de registro do veículo e de acordo com o número da placa. Ele pode ser pago em parcela única com desconto ou dividido em até 3 parcelas iguais e sem juros na maioria dos Estados. Em caso de atraso serão cobrados multa e juros.

Falta de pagamento

Se o IPVA do veículo não for pago, não será possível fazer o Licenciamento do mesmo. Caso o motorista seja flagrado com o licenciamento irregular, o carro poderá ser apreendido.
Além disso, o cidadão que não paga o IPVA corre o risco de ter seu nome incluído na dívida ativa do Estado, que é uma execução fiscal onde ele poderá até mesmo perder o bem.