Entenda o que é o Renavam e qual a sua importância

Por Diana Ribeiro

Se você comprou ou está planejando comprar um carro, é melhor se acostumar com as siglas e termos que cercam o mundo dos automóveis como Renavam, IPVA, DPVAT, Detran, CNH, Zona Azul, entre outros. Um que você vai ouvir falar muito é o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Neste texto, o IQ 360 vai explicar o que é o Renavam, qual é a importância do número e como consultá-lo.

O que é o Renavam?

O Renavam é um código com registro obrigatório para todos os veículos automotores. Ele pode ser considerado a “carteira de identidade” do carro. É um número com 11 dígitos que está identificado na parte superior do documento dos veículos.

A partir desse código, é possível saber detalhes do carro como placa, marca, modelo, ano, cor, chassi e até informações como multas, documentação em atraso, sinistros, débitos de IPVA, etc.

O Renavam acompanha o veículo durante toda a sua vida útil, desde o primeiro documento quando o veículo sai da concessionária até o momento do descarte. A numeração não pode ser alterada, independentemente se houver mudança de proprietários. O Renavam é vitalício, pois armazena toda a história do veículo.

Qual é a importância do Renavam?

O Renavam é uma ferramenta importante para conhecer a procedência do veículo. O registro do histórico do carro mostra desde aspectos físicos até possíveis irregularidades, como multas e documentos em atraso.

Se você pretende comprar um carro usado ou seminovo, é fundamental pesquisar a procedência do veículo antes de fechar o negócio. Assim, terá certeza de que está adquirindo um carro sem problemas.

Por isso, além de checar a mecânica e a parte externa do carro, peça o número do Renavam ao vendedor ou ao atual dono para consultar o histórico. É essencial confirmar se a documentação está em dia, se não há multas ou outras irregularidades com o carro.

Como consultar o Renavam?

De acordo com a Portaria Nº 65/2002 do Denatran, é garantia do consumidor consultar as informações que constam no Renavam do veículo.

Há duas maneiras de consultar o histórico do veículo para quem está planejando comprar um carro usado:

  • Portal de Serviços do Denatran: é necessário ter o CPF do atual proprietário do veículo, além do código Renavam e da placa do carro para consultar pelo portal do Denatran. Basta fazer o cadastro no site e inserir os dados solicitados para receber as informações do veículo;
  • Detran do Estado: outra forma de consultar o histórico do Renavam é pelo Detran do Estado em que o veículo está registrado. Todos os Estados brasileiros disponibilizam a consulta online e presencial. Em boa parte é preciso ter apenas do código Renavam e a placa veículo. No site do Detran do seu Estado, procure por “consultar veículos” (ou uma palavra semelhante) e insira os dados pedidos.

Lista completa dos Detrans estaduais

Veja a lista completa dos departamentos estaduais de trânsito dos estados brasileiros, por ordem alfabética:

Acre – http://www.detran.ac.gov.br/

Alagoas – http://www.detran.al.gov.br/

Amapá – http://www.detran.ap.gov.br/

Amazonas – http://www.detran.am.gov.br/

Bahia – http://www.detran.ba.gov.br/

Ceará – http://www.detran.ce.gov.br/

Distrito Federal – http://www.detran.df.gov.br/

Espírito Santo – http://www.detran.es.gov.br/

Goiás – http://www.detran.go.gov.br/

Maranhão – http://www.detran.ma.gov.br/

Mato Grosso – http://www.detran.mt.gov.br/

Mato Grosso do Sul – http://www.detran.ms.gov.br/

Minas Gerais – http://www.detran.mg.gov.br/

Pará – http://www.detran.pa.gov.br/

Paraíba – http://www.detran.pb.gov.br/

Paraná – http://www.detran.pr.gov.br/

Pernambuco – http://www.detran.pe.gov.br/

Piauí – http://www.detran.pi.gov.br/

Rio de Janeiro – http://www.detran.rj.gov.br/

Rio Grande do Norte – http://www.detran.rn.gov.br/

Rio Grande do Sul – http://www.detran.rs.gov.br/

Rondônia – http://www.detran.ro.gov.br/

Roraima – http://www.detran.rr.gov.br/

Santa Catarina – http://www.detran.sc.gov.br/

São Paulo – http://www.detran.sp.gov.br/

Sergipe – http://www.detran.se.gov.br/

Tocantins – http://www.detran.to.gov.br/