Revisão de férias: o que você não pode esquecer

Por Maria Teresa Lazarini

revisão-férias-de-verão

Depois de longas semanas de trabalho, finalmente chegaram as férias. Com as malas prontas, você e sua família pegam o carro rumo ao tão esperado descanso, mas… no meio do caminho o pneu do seu carro fura. Apenas com esse pequeno imprevisto toda a programação das suas férias é alterada. E se você tivesse feito a revisão de férias no carro antes de viajar, o cenário teria sido diferente?

Sim, muitos problemas simples podem ser evitados. Para garantir a segurança do motorista e dos passageiros, é sempre importante fazer uma revisão no carro antes de qualquer viagem com o veículo. Além disso, a conservação do carro aumenta as chances de conseguir um bom preço na hora da revenda.

Por isso, deixe seu carro para revisão nas mãos de uma oficina de confiança ou em alguma credenciada pelo seu seguro auto. Assim, você parte para as férias sem dores de cabeça.

A seguir, saiba quais são os itens principais para verificar na hora da revisão de férias e o que você deve checar em cada um deles:

IQ Empréstimos

Precisa fazer a revisão mas não tem dinheiro?

Clique no botão ao lado e encontre o melhor crédito para o seu perfil

Simule já

Freios

O freio é o item mais importante a ser revisado. Qualquer pequena falha pode causar um grave acidente. Por isso, antes de viajar é importante checar se o nível de óleo do freio está normal, assim como a situação das mangueiras – se elas estiverem ressecadas ou com vazamentos, vale a pena substituí-las para evitar problemas futuros.

Caso você tenha de encarar rodovias em mau estado de conservação ou estradas de terra, vale a pena substituir as pastilhas de freio. Confira, também, se o seu carro precisa trocar os discos de freio.

Pneus

A hora de trocar os pneus é quando eles furam ou estão muito desgastados? Errado. Ao contrário do pensamento comum, é recomendado verificar o estado dos pneus antes de qualquer viagem. Se eles estão começando a se desgastar ou se apresentam bolhas, é o caso de trocá-los para que não furem no meio da estrada (lembra o início deste texto?).

A revisão dos pneus é realmente essencial porque os pneus ficam expostos a temperaturas mais elevadas na estrada, o que acaba aumentando a pressão na estrutura e, consequentemente, as chances de acidentes. Por isso, é fundamental calibrar corretamente e verificar se os pneus estão dentro do prazo de validade.

Vale lembrar que a validade de um pneu vai de 5 a 6 anos. A data de fabricação pode ser encontrada na lateral do pneu. Ao lado da palavra DOT (Departamento de Transportes) está uma série de 11 dígitos composta por letras e números. Os últimos quatro dígitos são sempre os números que mostram a data de fabricação: os primeiros dois mostram a semana em que o pneu foi fabricado e os dois últimos, o ano.

Suspensão (alinhamento)

Manter o carro alinhado e balanceado é muito importante para evitar instabilidades, o que pode fazer o veículo desequilibrar para um dos lados.

Como a suspensão é a responsável por garantir a estabilidade do carro em manobras e frenagens, se ela estiver mal alinhada é bem provável que o veículo tenha movimentos excessivos em lobadas e desgaste prematuro do pneu, por exemplo. Para manter o carro alinhado, o principal item a ser verificado é a roda.

Sistema elétrico

O sistema elétrico precisa estar em ordem para evitar um acidente ou uma multa. Verificando o funcionamento de lanternas, faróis, setas, pisca-alerta e luz de ré, você consegue garantir a sua segurança, a dos passageiros e a das outras pessoas que estiverem na estrada. Além disso, trocar uma lâmpada queimada não custa muito, é rápido e pode prevenir colisões graves.

Itens como cabos condutores e bateria também devem ser checados. A bateria, por exemplo, é a peça mais comum de ser trocada e parte essencial do carro, uma vez que sua falha impossibilita que seja dada a partida. A durabilidade do produto é de 2 a 3 anos, por isso, verifique se a sua bateria precisa ser substituída e afaste o risco de sofrer uma pane elétrica no meio da estrada.

Itens de segurança

Antes de viajar, tenha certeza que todos os itens de segurança estejam no veículo e em bom estado. Quais são eles? O triângulo, o macaco e a chave de roda são ferramentas que podem ajudá-lo em caso de imprevistos, como um pneu furado.

Esse tipo de verificação não é feito pela oficina em uma revisão padrão. Por isso, cabe a você verificar o estado desses itens antes de pegar estrada.

E, mesmo que você tenha feito uma revisão completa no seu carro, imprevistos e acidentes acontecem. Antes de viajar, separe o número da Assistência 24h do seu seguro auto – veja nesta lista qual é o telefone da assistência 24 horas da sua seguradora.

IQ Seguros

Vai viajar e não tem seguro?

Encontre o seguro certo nas melhores seguradoras do mercado

Clique aqui