Como verificar vazamento da água do motor?

Por Redação IQ 360

verificar-vazamento-motor

Qualquer tipo de vazamento que ocorra no seu veículo merece atenção. Isso indica que algum problema está ocorrendo e os riscos de dar alguma pane são grandes. No caso de vazamento de óleo ou combustível, há chances de danificar o motor imediatamente. Mas se o vazamento for de água, talvez os problemas demorem mais para aparecer, embora os riscos não sejam tão menores como muitas pessoas pensam.
Confira as dicas dos especialistas e fique atento:

Diminuição da água

Sabemos que o uso da água no carro também diminui conforme o uso, assim como o combustível. O próprio aquecimento do sistema provoca a evaporação e o líquido se esvai. Mas você deve ficar atento se houver muitos alertas constantes no carro de que a água precisa ser reposta mais rápido do que o normal. Por exemplo, se a luz no painel piscar com muita frequência, é melhor levar ao mecânico e descobrir o motivo. É provável que o consumo maior de água esteja indicando um superaquecimento do motor.

Vazamento no chão

O sinal mais evidente de que pode estar ocorrendo um vazamento é o acúmulo de água no chão da sua garagem ou estacionamento. Se isso já está ocorrendo, tente verificar embaixo do carro de onde sai esse vazamento. É possível também que seja apenas a água que sai em função do ar condicionado. Para saber se é esse o caso, tente usar o carro durante um dia inteiro sem acionar o ar e preste atenção se o vazamento continua ocorrendo. Em caso positivo, é melhor acionar o seu mecânico o quanto antes.

Outros sinais de vazamento

Em muitos casos, o vazamento é interno e fica difícil detectá-lo. Para isso, os especialistas recomendam uma verificação em partes específicas do carro. Uma delas é se há alguns desgastes na junta do cabeçote. As mangueiras do motor também precisam ser olhadas com mais atenção: se houver algum tipo de acúmulo de água ou bolha ao ligar o motor, é um mau sinal. Outro vazamento pode ocorrer se a tampa do radiador estiver aberta ou mal posicionada. A serpentina do ar quente pode provocar vazamentos até mesmo dentro do veículo. Por último, o próprio radiador pode estar furado e provocando a perda de água. Para descobrir isso, o indicado é esperar o carro esfriar e verificar se há acúmulo de água embaixo dele.
Em último caso, se você não souber identificar ou ficar com dúvidas sobre o vazamento, leve o seu carro ao mecânico de confiança. Qualquer mudança repentina no consumo de água ou combustível, ou alteração no desempenho do motor, deve ser considerada e consertada. O motor é o coração do veículo e uma pane pode provocar acidentes graves. Fique atento.